Efetivos

10 DICAS PARA DAR UM FEEDBACK CONSTRUTIVO E EFICAZ!

 

Aumentando a confiança e a habilidade da sua equipe.

Quando feito da maneira correta e com as intenções certas, o feedback pode levar a um excelente desempenho. Os funcionários têm que saber o que estão fazendo bem e não tão bem. Mas para que eles realmente ouçam suas opiniões e sugestões sobre como melhorar, é importante que essas informações sejam dadas com cuidado e frequência.

Dar feedback é uma habilidade. E como todas as habilidades, é preciso praticar para acertar. Então, neste artigo daremos algumas dicas sobre como você pode dar feedback de maneira construtiva e eficaz.

  • Saiba o momento correto de falar.
    Quanto mais próximo do evento você abordar o problema, melhor. O feedback não é sobre surpreender alguém, então quanto mais cedo você fizer isso, mais a pessoa estará esperando por ele.
    Pense desta maneira: é muito mais fácil fornecer feedback sobre um único trabalho que não tenha sido feito corretamente do que dar um feedback de um ano inteiro de tarefas fracassadas.
  • Dê Feedback regularmente
    O feedback é um processo que requer atenção constante. Quando algo precisar ser dito, diga.
    Dessa forma, os problemas não saem do controle.
  • Prepare seus comentários
    Você não precisa ler um roteiro, mas deve ser claro sobre o que vai dizer. Isso ajudará você a permanecer no caminho certo e se atentar aos problemas reais.
  • Seja específico
    Diga à pessoa exatamente o que ele precisa melhorar. Isso garante que você se apegue aos fatos e que haja menos espaço para a ambiguidade.
    Lembre-se de se falar apenas o que você realmente tem certeza: você rapidamente se encontrará em um terreno instável se começar a dar feedback baseado nas opiniões de outras pessoas.
  • Critique no privado
    Enquanto o reconhecimento público é apreciado, a crítica pública não é.
    Estabeleça um lugar seguro para conversar onde você não será interrompido ou ouvido.
  • Use as declarações "I"
    Dê feedback da sua perspectiva. Desta forma você evita rotular a pessoa.
  • Limite seu foco
    Uma sessão de feedback deve discutir não mais do que duas questões. Caso contrário a pessoa pode se sentir atacada e desmoralizada.
    Você também deve focar em comportamentos que a pessoa possa realmente mudar.
  • Fale sobre os pontos positivos também
    Uma boa regra é começar com algo positivo. Isso ajuda a deixar a pessoa à vontade. Também permitirá que ela "veja" como é o sucesso e quais atitudes precisa ter na próxima vez para acertar.
    Tente finalizar o feedback com elogios também, desta maneira, terá alguém realmente motivado a melhorar.
  • Forneça sugestões específicas
    Certifique-se de que você saiba o que precisa ser feito para melhorar a situação. A mensagem principal deve ser que você se importa e quer ajudar a pessoa a crescer e se desenvolver.
    Estabeleça metas e faça planos para monitorar e avaliar o progresso. Defina etapas e marcos específicos para motivar o funcionário a chegar na mudança desejada.
  • Acompanhamento
    Todo o propósito do feedback é melhorar o desempenho. Você precisa avaliar se isso está acontecendo ou não e, em seguida, fazer os ajustes necessários. Certifique-se de documentar suas conversas e discutir o que está funcionando e o que precisa ser modificado.

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